segunda-feira, 2 de novembro de 2009

O perfume na Grécia Antiga

O perfume sempre foi um produto desejado desde os tempos antigos e muitas das técnicas usadas na época ainda hoje são utilizadas de certo modo. Quando observamos o comportamento das antigas civilizações em relação ao perfume é surpreendente descobrir quanto atualmente reflete o comportamento nos dias atuais. Para compreender a natureza do perfume na Grécia antiga, os historiadores se baseiam em relatos escritos, mosaicos escavados e outras representações e artefatos pictóricos como frascos de perfumes. Destes artigos, muito pode ser compreendido sobre a função, importância e produção do perfume na Grécia antiga.

A arte de fabricar o perfume começou na ilha de Creta e em outras colônias gregas. O perfume era trazido para o para o mercado e era vendido nas tendas. Os gregos antigos rapidamente começaram a experimentar os perfumes, e criaram a sua própria técnica de extração que incluíam ervas e pétalas em ebulição. Estes métodos isolaram os ingredientes necessários da planta e os perfumes foram feitos por infusão dos perfumes extraídos dos óleos. O processo era uma versão simples das técnicas modernas e podiam criar uma grande variedade de perfumes da maneira que pode se pode apreciar nos dias de hoje.

Os ingredientes eram principalmente de flores cultivadas em casa como a íris e a manjerona, rosas, lírios e as violetas. As ervas e as especiarias tais como o sage e o cuminho, foram também usadas. Incenso e a mirra eram considerados como decadentes e eram ingredientes de perfumes reservados para os deuses até o século 4 quando houve uma mudança de hábitos, ideologias e disponibilidade. Como qualquer outra antiga civilização, os gregos antigos importavam essências orientais para criarem uns perfumes mais exóticos. Entretanto, ao contrário de outras civilizações, eles mantiveram seus perfumes principalmente para seu próprio uso, em vez de exportá-los.

O perfume tinha muita importância para a vida do grego antigo. Ele era tão popular que o político Sólon baniu temporariamente o uso do perfume para prevenir uma crise econômica. O perfume era o centro da hospitalidade, da riqueza, do status, da vida diária e até da filosofia. O perfume era visto como sendo algo erótico, místico e espiritual. O perfume tinha ligação com a beleza e com a divindade. As origens do perfume e das perfumarias estão entrelaçadas com a mitologia grega. Na tradição Homérica, os deuses do Olímpico ensinaram as técnicas de perfumaria às pessoas. A cor e o perfume da rosa são atribuídos aos eventos que cercam Vênus e Cupido.

O perfume foi criado por homens e mulheres e foi de vital importância para os cultos de adoração enquanto era visto como algo para satisfazer aos deuses e assim ganhar deles os seus favores. O perfume fazia parte dos sacrifícios durante as cerimônias, e era usado como algo bom para a união e o parto. Os bebês eram perfumados para terem boa saúde. O perfume também estava presente na morte. Os rituais religiosos perfumados eram carregados na parte da frente da procissão fúnebre. Os corpos eram envolvidos em roupas perfumadas para garantir uma feliz pós-morte. Outros corpos eram enterrados com recipientes com perfume, novamente para agradar aos deuses.

O perfume também significava limpeza, e era usado em rituais de banho elaborados por homens e mulheres. O perfume era usado por tanta gente que o filósofo Sócrates não aprovava o seu uso indiscriminado alegando que não conseguia distinguir um homem livre de um escravo. Os atletas usavam o perfume após os exercícios com finalidades medicinais sob a forma de bálsamos e de óleos. Este é um reconhecimento da época sobre as propriedades terapêuticas e propriedades de curas que são reminiscentes da aromaterapia a da aromacologia nos tempos modernos.

Com a importância do perfume tão aparente, não é nenhuma surpresa que eles estivessem armazenados em frascos com aparência de pássaros e animais, algumas vezes com apenas algumas polegadas em tamanho. Muitos foram encontrados por volta do século 6 BC e eram conhecidos como plásticos. De fato, os frascos de perfume eram de cerâmica e comumente tinham um formato que refletia o tipo de perfume. Lekuthos foi usado para o perfume líquido que tinha frascos finos e elegantes. Aryballes foi usado para óleos e ungentos. Os frascos do perfume Alabastron eram muito cobiçados, principalmente pelas mulheres e era comum para o artesão marcar os frascos para identificar a sua habilidade, fazendo com que fossem ainda mais colecionáveis. Como você pode ver, há muitas similaridades de atitudes com os tempos modernos em relação ao perfume.
http://www.artigos.com/artigos/humanas/historia/o-perfume-na-grecia-antiga-2578/artigo/

Os perfumes sempre desempenharam um papel importante na mitologia Grega. No séc. IV a. C. Alexandre, o Grande, trouxe os perfumes para a Grécia, que cedo se tornou uma fervorosa adepta destas substâncias. Nos dias de luxúria grega, os perfumes tinham um valor tão elevado que quase igualava o valor dos alimentos e foram usados de formas até então nunca praticadas. Por exemplo, a sua famosa bebida continha mel, vinho, mas também flores doces e perfumadas e até mirra, o que dá uma ideia de quão viciados em perfumes os gregos eram, levando o seu uso a extremos.

A arte da perfumaria floresceu nesta civilização. Foram desenvolvidas fragrâncias específicas para cada parte do corpo e outras para o tratamento de diversas doenças. Teofrasto, nascido a 370 a. C. terá sido o primeiro grego a escrever um tratado sobre perfumaria, a partir dos seus vastos conhecimentos em Botânica. É através deste documento que se sabe que os óleos utilizados nesta época eram produzidos a partir de flores e esta é a primeira referência conhecida a óleos florais na história do perfume.

A perfumaria também se encontra, desde a Antiguidade, ligada à ciência médica. Na Grécia Antiga, Hipócrates, conhecido como o “pai da medicina”, utilizava pequenos concentrados de perfume para combater certas enfermidades.


http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-do-perfume/historia-do-perfume-3.php




25 comentários:

  1. vim pela blecaute...amo perfumes, principalmente oleos essenciais...

    ResponderExcluir
  2. Seja sempre bem-vinda..Eu estive no Egito e fiquei fascinada numa perfumaria egípcia...com as fragrâncias e os frascos...Foram gentilissimos, pois ofereceram uma bebida típica de lá o carcadé, que é feito com flores de hibisco...

    ResponderExcluir
  3. coincidencia, acabei de ler sobre um chá de hibiscos, a pessoas falava q era dos deuses.
    Tinha o e-mail de um fabricante em Goias...parece q aqui no Brasil é muito dificil..

    Mas, os perfumes, rs

    ResponderExcluir
  4. O chá tem um sabor suave e adocicado...Uma vez à guisa de experiência, eu colhi uma flores de hibisco num canteiro do bairro onde moro e tentei , mas o sabor não era o mesmo. Vi há algum tempo atrás anúncios na net , dando conta de que vendiam o hibisco seco...

    ResponderExcluir
  5. "This drink is said to have been consumed in ancient Egypt - a preferred drink of pharaohs. In Egypt and Sudan, wedding celebrations are traditionally toasted with a glass of hibiscus tea. On a typical street in downtown Cairo, one can find many vendors and open-air cafés selling the drink to both the local crowd and curious tourists.[3] In Egypt, karkade is used as a means to lower blood pressure if consumed in high amounts.[citation needed]"

    ResponderExcluir
  6. eu li na veja, vou ver se acho pq tinha o e-mail do unico fabricante do chá de hibisco aqui no Brasil...me deu muita vontade de provar ai abro e vc falando.

    vc mora no Rio?
    abs

    ResponderExcluir
  7. adoro quando meus amigos fazem amizade entre si, rsrsrs

    ResponderExcluir
  8. Blecaute, bom mesmo...nem sei c/ vi a Iris, foi em vc?

    Acho q eu apertei um botão q nunca uso, de amigos de amigos e apareceu o perfume, e sou loka por esse tema. De qualquer forma, obrigada, pq ela parece ser um amor.

    ResponderExcluir
  9. Irís... obrigada pelo clip... muito lindo, amei!!!!! beijo

    ResponderExcluir
  10. O que mais prezo na vida são as amizades genuinas...

    ResponderExcluir
  11. E q surgem as xs do espaço virtual???

    eu antes achava isso estranho agora tenho amigas q amo q conheci aqui, outras q ñ conheço fisicamente, mas estão comigo sempre, beijo

    ResponderExcluir
  12. foi no meu sim, linkei para este post
    e ela eh mesmo um amor! =D

    ResponderExcluir
  13. Assim fico comovida!!Não estou acostumada com elogios.Também gosto muito de vc Alex...

    ResponderExcluir
  14. Ah, é lembrou e lembrei tb...vc pos o link, eu amo perfume e vim, e fiquei....

    Obrigada Blecaute, ela é mesmo um amor..e o melhor, mora na mesma cidade q eu... o q pode ser q a gente uma hora se encontre, apesar de ñ morarmos perto...é a mesma cidades, beijos nas 2...

    ResponderExcluir
  15. tava até escrito em cima...q vim pelo seu link... mas eu tenho amnesia recente kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  16. E não é? achoq confundi pq tina apertado aquele botão.... uma lokura, vem milhões de posts, rs

    ResponderExcluir
  17. Raissa pelo que vi no teu site gostas de Hinduismo..Eu conheço um grupo indiano que toca músicas étnicas, por coincidência ele vai se apresentar hoje na UERJ, no Teatro Noel Rosa. Eu estou fazendo conta de ir..se quiseres podemos nos ver lá, o show começa às 19 hs...

    ResponderExcluir
  18. eu vi...eu fui o ano passado.... mas acho q dessa xs não vai dar.... vou ter coisas pra fazer de trabalho, e ...são coisas q ñ tem hora certa...esperar pessoas... mas obrigada, eu gosto sim.

    ResponderExcluir
  19. Já assisto esse grupo tem mais de 1 ano..Gosto deles, vendem os cds com músicas em hindu e português e também vendem chutney de manga e tomate...Eu adoro o de manga..Quando eles me notificarem de novo eu ponho o aviso aqui no meu espaço...Abraços..

    ResponderExcluir
  20. se vierem cedo, dai eu vou, é pq as pessoas ñ maracm hora certa... é p/ ver trabalho .
    o Noel Rosa é aquele perto do Coopacabana palace?

    Se vc foi o ano passado eu tava, foram vários grupos numa escola..vc foI? To lotando ai...beijo
    se preferir podemos ir pra pm

    ResponderExcluir
  21. Ano passado cheguei a ir lá na República do Peru...Hoje foi na UERJ..

    ResponderExcluir
  22. Pois é eu vi depois q era ontem... sou meia atrapalhada, é hoje q estou esperando [ p/ depois da praia],isso pode ser até de noite, rs
    Eu fui nesse da República....foram vários grupos... bem, agente combina outra coisa q aquela praia p/ mim fica complicado.

    uma amiga me chamou p/ amanhã ir num satsang c/ um Swami [ ñ me lembro o nome] ficou de mandar o folder mas ainda não mandou. [ dizem q é a reencarnação do Yogananda ]

    Bem, aproveite a praia, se for, beijão.

    ResponderExcluir